Infelizmente, não é simples evitar discussões estúpida, especialmente, se estar falando com alguém que que considera "amigo", mas a pessoa insiste em ser emotivo na argumentação, levando tudo para o lado pessoal. O problema de conversas focadas na pessoa: não existe uma base de acordo.
Recentemente, envolvi-me em uma discussão emotiva. O problema dessas discussões, somente cai a ficha depois. Note que nem toda discussão quente é necessariamente emotiva. Uma discussão emotiva gira em torna de emoções, geralmente, indignação e ressentimento.
Infelizmente, parece-me impossível ter uma conversa saudável com pessoas que possuem inclinação para as pautas bolsonaristas. A parte mais difícil para mim: não podemos ganhar todas argumentações. Isso é difícil porque não sabemos a motivação por trás da pessoa: ter uma discussão legal, ou estar certa a qualquer custo. Uma discussão produtiva, ou uma argumentação sem sentido e patética.
Estava discutido com uma "amiga" sobre direitos humanos. Não importava o que falava, tudo se resumia a um tal caso de uma pessoa que matou quatro crianças. Não importa o crime que cometa, todas a pessoas precisam ser julgadas, e seus direitos garantidos.
Outro ponto emotivo da pessoa, que a conheço já há algum tempo: policial pode matar, sem responder na justiça. Sim, ela é parente de policial, o que ajuda a explicar essa tendência de minimizar a forma como os policiais se comportam.
O Brasil tem uma das polícias mais violentas do mundo. Quando cheguei na Itália, tinha medo da polícia italiana, até ver que comparado com a polícia brasileira, eles são gatinhos. Policiais não pode ter licença para matar, policiais não é 007. Eles são agentes públicos, e precisam responder à população. Negros são a maioria de mortes por abordagens policiais.
A criptonita da pessoa racional é a irracionalidade. A irracionalidade se resumida a falta de padrões e reprodutibilidade. Ou seja, não vai conseguir replicar os pensamentos de uma pessoa irracional, nem ela mesmo vai conseguir explicar. Grande parte da irracionalidade se explicar devido a fatores emotivos, o que oscila junto com as emoções. Lembre-se, outras fontes de irracionalidades são: tendências cognitivas, como ideologias e racismo, e ruídos, como variações do momento.
Não acho que haja uma receita, mas aqui vai algumas dicas em como gerenciar discussões irracionais. Eu mesmo luto contra isso, em não me envolver com pessoas claramente irracionais.
Alguns cuidados antes:
· Não use isso para classificar pessoas que pensam diferente. Disse Abraham Lincoln, tradução própria: eu não gosto daquela pessoa, preciso conhecê-la melhor. Pessoas que pensam de forma diferente, quando racionais, é uma excelente forma de afiar suas argumentações, melhorar seus pensamentos. Contudo, se a pessoa for irracional, isso vai somente piorar sua forma de pensar. A pessoa vai criticar somente pela crítica, sem nenhum embasamento, ou mesmo, adição para você melhorar sua argumentação;
Aqui vai as dicas:
· Assumindo que julgue valioso, converse com a pessoa várias vezes, antes de formar uma opinião. Isso vai ajudar a dissipar a fator emotivo, do momento;
· Considere a formação da pessoa;
· Não julgue pela educação formal, como disse Feynman: “Nunca confunda educação com inteligência: você pode ser um doutor e mesmo assim ser um idiota”. Essa é uma lição difícil de engolir, mas valiosa;
· Procure manter a discussão em torno de referências, teorias e pesquisas. Faça sua parte, e evite insinuar que a pessoa é burra;
· Não use estratégias infantis como “leia esse livro de 1.000 páginas”. Se nem você conseguiu aprender com o livro, não torture a outra pessoa!
Comments