top of page

Racionalizar não é pensar: quando a mente cria falácias para justificar uma realidade

Atualizado: 8 de abr. de 2023





Racionalizar é quando criamos justificativas para algo, mas o verdadeiro motivo fica encoberto, consciente ou não. Um olhar cuidadoso mostra a fraqueza do raciocínio.


Racionalização em psicologia e lógica, é um mecanismo de defesa no qual comportamentos ou sentimentos controversos são justificados e explicados de uma maneira aparentemente racional ou lógica para evitar a verdadeira explicação e então conscientemente sendo considerado tolerável — ou mesmo admirável e superior — por meios plausíveis.[1] É também uma falácia informal de raciocínio.[2]

Muitos pensadores concordam que o comportamento de muitos eleitores radicais do Bolsonaro era dissonância cognitiva, que pode ser alimentada por racionalização; isso não é específico do bolsonarismo, qualquer forma de seguir um líder de forma sega gera esse tipo de comportamento na massa. Nesse processo, a pessoa investe tanta energia em algo que aceitar o erro se torna custosa, caindo em outra armadilha da mente; alguns chamam isso de pirâmide do erro. Para manter as ações, a pessoa racionaliza, ou mesmo, minimiza. Em certo ponto, fica tão evidente que fica triste ver a pessoa “pensando”.


Um exemplo. Conversava com um amigo (religioso), falei de um comportamento comum das pessoas: assumirem verdades absolutas. Dei um exemplo do meu supervisor do passado: ele assumia, e verbalizava, que todos alunos precisam ser checados, porque não levam a sério o trabalho. Eu sempre levei o meu, e nunca precisei de supervisão; mas sempre gostei de colaboração e ser tratado de igual a igual. Ele concordou com meu supervisor, e apresentou supostos pensamentos e reflexões. Ficou claro que era racionalização porque os argumentos eram fracos e serviam para defender o comportamento do meu supervisor; pode ter simpatizado com meu supervisor, com a figura de autoridade. Seria como fazer uma montagem de reportagem, esperando enganar alguém, colocando pedaços de jornal.


Um fenômeno similar ocorre quando estuda e ver a resposta do exercício: muitos criam a ilusão de que chegariam à mesma resposta, caso não visem a resposta. Fui estudante e monitor de física por anos: é incrível o quão as pessoas se enganam com isso. Quando percebi que eu mesmo era vulnerável, criei formas de não me enganar, mas nem todos conseguem vencer essas tentações e enganações da mente.




 


 
 
 

Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione

Join the Club

Join our email list and get access to specials deals exclusive to our subscribers.

Thanks for submitting!

bottom of page