Racionalizar é quando criamos justificativas para algo, mas o verdadeiro motivo fica encoberto, consciente ou não. Um olhar cuidadoso mostra a fraqueza do raciocínio.
Racionalização em psicologia e lógica, é um mecanismo de defesa no qual comportamentos ou sentimentos controversos são justificados e explicados de uma maneira aparentemente racional ou lógica para evitar a verdadeira explicação e então conscientemente sendo considerado tolerável — ou mesmo admirável e superior — por meios plausíveis.[1] É também uma falácia informal de raciocínio.[2]
Muitos pensadores concordam que o comportamento de muitos eleitores radicais do Bolsonaro era dissonância cognitiva, que pode ser alimentada por racionalização; isso não é específico do bolsonarismo, qualquer forma de seguir um líder de forma sega gera esse tipo de comportamento na massa. Nesse processo, a pessoa investe tanta energia em algo que aceitar o erro se torna custosa, caindo em outra armadilha da mente; alguns chamam isso de pirâmide do erro. Para manter as ações, a pessoa racionaliza, ou mesmo, minimiza. Em certo ponto, fica tão evidente que fica triste ver a pessoa “pensando”.
Um exemplo. Conversava com um amigo (religioso), falei de um comportamento comum das pessoas: assumirem verdades absolutas. Dei um exemplo do meu supervisor do passado: ele assumia, e verbalizava, que todos alunos precisam ser checados, porque não levam a sério o trabalho. Eu sempre levei o meu, e nunca precisei de supervisão; mas sempre gostei de colaboração e ser tratado de igual a igual. Ele concordou com meu supervisor, e apresentou supostos pensamentos e reflexões. Ficou claro que era racionalização porque os argumentos eram fracos e serviam para defender o comportamento do meu supervisor; pode ter simpatizado com meu supervisor, com a figura de autoridade. Seria como fazer uma montagem de reportagem, esperando enganar alguém, colocando pedaços de jornal.
Um fenômeno similar ocorre quando estuda e ver a resposta do exercício: muitos criam a ilusão de que chegariam à mesma resposta, caso não visem a resposta. Fui estudante e monitor de física por anos: é incrível o quão as pessoas se enganam com isso. Quando percebi que eu mesmo era vulnerável, criei formas de não me enganar, mas nem todos conseguem vencer essas tentações e enganações da mente.
Kommentare