O cérebro humano não evolui para tanta informação que ficamos expostos. Diferente de inteligência artificial que aumenta sua capacidade com mais informações, o cérebro humano parece ser perder. Por isso temos teorias. Sim, as ciências humanas e sociais também possuem modelo. Não sou especialista na área, de deixo você para comentar qual modelo você usa na sua área.
Eu gosto de pensar assim: cada notícia é um ponto em uma curva de regressão.
Esse modelo linear é ideal para ser ver tendências, digamos de declínio. Um modelo baseado em séries de Fourier seria ideal para achar oscilações nos dados, como exemplo alternativo. Um modelo de redes neurais seria ideal para acharmos padrões escondidos. Ou seja, cada tipo de modelo pode nos ajudar a aprender do mesmo banco de dados.
De forma similar, modelos científicos, digamos marxismo, ajuda-nos a ver a realidade: não sejamos arrogantes a ponto de subestimar as pessoas que se decidam a estudar fenômenos sociais e políticos. Não sei todas os países sofrem da mesma síndrome, mas pessoas que tenho visto que tentam falar de política sem estudar: acham que o que está ocorrendo nunca ocorreu no passado, e não ocorre em nenhum país.
Seriam uma falta de noção temporal e geográfica. Seria uma ilusão de que estamos separados do mundo e da linha do tempo. Sim, modelos não podem ser levados muito a sério nas humanas e ciências sociais, não como na matemática, mas conseguem nos prover muito mais entendimento do que pessoas leigas.
Eu gosto muito do formato do Jornal da Cultura: sempre há pessoas para nos ajudar a entender as notícias!
Comments