Infelizmente, as pessoas se interessam por política usando o motivo errado. Eu respeito o direito das pessoas de defenderem a lisura do processo eleitoral, somente estou confuso se esse seria o real motivo, ou somente uma desculpa para defender um estado autoritário, que o bolsonarismo representa. Acredito que a maioria são manipuladas por grupos pequenos.
As urnas, ao lado do STF, dois símbolos do estado de direito, foram castigados pelos bolsonarismo. Esses dois elementos representam a defesa pela liberdade, pela democracia. O que mais gosto da democracia: é silenciosa, rápida, e todos possuem o mesmo peso no voto. Isso parece incomodar muitos, em especial grupos com poder financeiros. Melhor de tudo, não tem violência, quando feita dentro das regras.
Vamos comentar algumas das alegações de fraudes nas urnas, ver vídeo completo.
Alegação #1: urnas antigas da não-auditadas, houve transferência de votos
Realidade: apesar de haver urnas diferentes, modelos diferentes, todas passaram pelo crivo de análise. A troca das urnas existe exatamente para aumentar a segurança, mas as urnas antigas são mantidas.
Falso: somente as urnas de 2020 seriam auditadas recentemente. As urnas mais novas foram testadas por instituições públicas.
Obs. eles usam a palavra "auditar" para gerar suspense, mas não definem o que seria auditar. Acredito que é uma forma de apelar para o lado conspirador de todos nós. Quanto menos informados somos, mais susceptíveis somos às esses teorias da conspiração. Gosto de efeito Dunning–Kruger: quanto mais estúpido for uma pessoa, mais ela se acha inteligente.
Obs. a pessoa que gerou as suspeitas são próximas dos filhos do Bolsonaro, isso em si seria um conflito de interesse. Mas... as pessoas não procuram as fontes do boatos, somente se "soa verdade".
"A BBC Brasil pediu os dados, mas o argentino não enviou os dados" fonte
Para mim, esse pessoal precisa ler o nosso livro oficial!! Parece-me falta de conhecimento científico básico, que discutimos no livro. Pula-se para conclusões possíveis, mas frágeis em dados e argumentação. E nas redes, torna-se verdades, mas ninguém se pergunta de onde vem, qual a fonte: no livro brinco que você pode estar se baseado na cantora do Abba como advogada renomada, o que rondava nos grupos bolsonaristas. No caso do argentino, além de não mostrar treinamento científico, possui um forte conflito de interesse: ser amigo da família Bolsonaro.
Leitores
"Há versões e dúvidas ainda sem esclarecimentos! O voto é secreto, mas apuração, não! Como vê isso?" Fonte
Olá Avellino, não tenho como te responder sem saber sua base de pensamento. Minha base de pensamento é a ciência. A USP, uma das maiores universidades do mundo, fez os testes da urna, contrário ao que o argentino afirma, que serviu de base para o movimento bolsonarista contra as urnas; outras universidades também o fizeram. Como comento no meu livro, o pensamento religioso não é compatível como pensamento científico. Existem grandes diferenças, a maior e mais significante é o conceito de evidências, de ser basear na realidade. Como comento em um dos meus vídeos, “não há evidências” significa que não há nesse momento, melhoramentos das urnas são frequentes, por isso sempre criam novas urnas. George Bush iniciou uma guerra sem sentido ao trabalhar sem usar evidências, isso gerou uma das guerras mais sangrentas e sem sentido; também a invasão do Japão foi sem sentido.
grande abraço, Jorge,
Caso queira aprender como nós pesquisadores pensamos, fica a dica.
Sugestões de leituras
Ciência para não cientistas: como ser mais racional em um mundo cada vez mais irracional
"O voto é secreto, mas apuração," não houve nenhuma irregularidade, provada. Mesmo o tal relatório do exército não achou. O número bateu o voto total, o que deveria ter fechado a discussão. Novamente, trabalhamos com evidências. Ver vídeo que cito no artigo, o vídeo explica tudo de forma mais didática.
تعليقات