top of page
Foto do escritorJorge Guerra Pires

Anatomia do discurso bolsonarista: como se proteger das falsas argumentações







Como eu comento no nosso ebook, parece-me fortemente que bolsonaristas somente repetem o que seu líder e subordinados falam. A proximidade mostra que nem reformulações são feitas. Isso mostra um apego à figura do Bolsonaro perigosa, se pensarmos em liberdades intelectuais. Isso fica evidente na discussão abaixo na CNN, reproduzida somente a resposta: a pessoa que defende o Bolsonaro no caso das joias não se preocupa em fazer sentido, parece se preocupar somente em criar munição para os seguidores, no jeito de colocar no pente e disparar. Vale notar que o advogado dele desistiu do caso, o segundo que desiste em defender Cid.


Caso queira testar suas habilidades ouvido discursos bolsonaristas, testar sua sanidade, abaixo algumas dicas. Ver nosso ebook: Ciência para não cientistas


⚠︎ ❗⚠️📢 🚨⚠️❗Dica: não tente fazer isso em casa sem a assistência de um profissional, eu sou um profissional treinado, com doutorado.

  1. Nunca acredite em um discurso bolsonarista, sem checar antes. Geralmente, precisamos ficar atentos ao que as pessoas falam, com bolsonaristas, em dobro;

  2. É normal concordar com eles de primeira, nosso cérebro funciona assim: isso se chama sistema 1 e sistema 2. O primeiro sistema, que é reativo, não pensa; o segundo mais racional leva mais tempo. O importante é nunca aceitar falas bolsonaristas sem checar; Google resolve o caso, uma simples busca no Google. O desapego à verdade, ou mesmo aos fato, é uma marca registrada deles.



Vou falar da minha experiência na discussão abaixo, como exemplo. Toda argumentação de bolsonaristas começam com "nos tempos do Lula", "Lula fez isso..." ou seja, somente precisa se informar dos tempos do Lula, caso não tenha prestado atenção. Isso vai resolver mais de 90% dos casos. Bolsonarismo não existe sem os erros do Lula, ou os erros criados por eles.


Uma pesquisa simples no leva a esse artigo:


"Em 2016, o Tribunal de Contas da União (TCU) proibiu que ex-presidentes ou entidades que armazenam itens do acervo" fonte

Ou seja, comparar Lula com Bolsonaro, seria compara banana com mandioca. Infelizmente, por ignorância, ou por maldade mesmo, eles insistem em comparar; tivemos quase 8 anos de Dilma, essas regras mudam constantemente exatamente para nos proteger dos políticos. Como tentaram comparar a perseguição religiosa em países africanos com o Brasil: duas realidades totalmente diferentes. Em uma, a do Brasil, os evangélicos são a maioria inclusive com a banca evangélico sendo uma das mais fortes; no caso dos países africanos, eles são minoria.


Na argumentação abaixo, de um deputado bolsonarista, ele usa a comparação. Note que mesmo a apresentadora se sentiu obrigada a corrigir, para evitar espalhar notícias falsas pela CNN; isso ocorreu também da CPMI, onde a presidente teve de corrigir o pessoa ao vivo. Eu tenho pena de jornalistas que são obrigados, devido a tentativas de serem neutros, de discutirem com bolsonaristas.


 

Coloque suas habilidades em prática, exemplo de uma discussão, somente a resposta, sobre as joias do Bolsonaro










 

Ler também




 


6 visualizações

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación

Join the Club

Join our email list and get access to specials deals exclusive to our subscribers.

Thanks for submitting!

bottom of page