O antipetismo é um movimento político contra o PT. Pessoas antipetistas não votam no PT, em nenhum cenário; isso inclui uma ameaça de ditadura militar novamente, de um governo autoritário. O antipetismo surgiu antes do bolsonarismo: o bolsonarismo é um aglomerado de pessoas, em geral, todas odeia o PT, somente isso. O Antipetismo surgiu das políticas do PT, que provocou mudanças sociais: como o famoso "o aeroporto virou rodoviária". Não vou entrar nos méritos e desméritos dessas políticas. Gostaria de trazer algumas observações estatísticas de que o bolsonarismo e antipetismo é a mesma coisa. Quem é antipetista votaria no Bolsonaro, ou votou.
A primeira evidência vem das eleições de 2018 e 2022, especialmente 2022. Em 2022, os candidatos fora da polarização não chegaram a 10% dos votos somados. No segundo turno, os votos do Lula variaram pouco para cima, o suficiente para ganhar. No caso do Bolsonaro, ocorreu um fenômeno curioso: as pesquisas falharam em prever a votação no primeiro turno. Uma das possíveis explicações é o "voto envergonhado": a pessoa não tem coragem de declarar publicamente seu voto no Bolsonaro, mas vota. Eu conheço pessoalmente algumas pessoas assim. Algumas pessoas que conheço odeia o Bolsonaro, mas quando precisa escolher entre Bolsonaro e Lula: "eu não voto no PT, não voto em ladrão."
Desses 10% fora da polarização de 2022, similar padrão em 2018, nem todos são antipetistas, somente queriam uma nova alternativa. A prova disso foi a migração de votas da Tebet, terceira colocada, para Lula. Houve também migração dos outros candidatos para o Lula. Ou seja, essas pessoas não odeiam o Lula, somente queriam uma nova via. No caso do Lula, se olharmos, a votação do primeiro turno foi muito parecida com a do segundo. Bolsonaro teve maior variação. Ou seja, o problema é o Lula (antipetismo). Pesquisas mostravam, mesmo em 2018, que qualquer candidato derrotaria o Bolsonaro no segundo turno.
Claro, estou falando o óbvio. Contudo, muitos antipetistas se ofendem ao se insinuar que votariam no Bolsonaro: estatisticamente, esse é a realidade. De que antipetismo somente beneficia o Bolsonaro. Ninguém ganha com antipetismo, somente Bolsonaro.
Comments