“Agora discutimos até fatos” Maria Ressa ao Roda Viva[1]
Eu gosto muito de uma passagem de uma entrevista do ministro Barroso, onde ele começa sua resposta dizendo que vai colocar os fatos[2]. Gosto disso porque mostra de forma didática que o conceito de fatos não é uniforme em todas as áreas. Contudo, uma vez que entramos na área, o consenso começa a se formar. Mesmo não sendo uniforme, precisamos nos apegar aos fatos; seja na forma que for.
No caso do ministro, ele relata um conjunto de acontecimentos históricos, que hoje são usados para reforçar a tese de golpe de estado. No caso do bolsonarismo, não houve novos fatos, somente narrativas sem fundamentos de que nunca houve um golpe militar.
Fato é qualquer forma de verificar a realidade de forma objetiva; minimizando a subjetividade. Quanto menor a interferência do observador melhor. Todo fato passa por algum mecanismo de medição ou mesmo verificação.
Na física, como exemplo, fatos aparecem através de sistemas de medição; na história, através de documentos, artefatos e mais. Infelizmente, fato também caiu no gosto popular com expressões como “fato é fato”; muitas vezes usado para defender uma opinião ou mesmo narrativa infundada.
[1] https://www.youtube.com/watch?v=XZyUZu1b720&t=916s Acessado em 08/03/2023. [2] Ministro do STF, Luís Roberto Barroso abre o jogo na Confraria do Brito. https://www.youtube.com/watch?v=ojq3gCLBXyY . Acessado em 08/03/2023.
Comments