De todos os livros que já li, o que mais ajuda a explicar o bolsonarismo é mistakes were made de Carol Tavris and Elliot Aronson. Por incrível que pareça, quando falamos de política, "um idiota em inglês é tão idiota quanto eu e você". O livro é recheado de exemplos de políticos americanos, e seus seguidores; além de ter exemplos de profetas, algo peculiar no nosso caso. Adoramos um "salvador da pátria", um "homem de Deus". Sofremos do "messianismo".
Uma dos conceitos mais interessantes é de dissonância cognitiva, que aparece como racionalização. Basicamente, uma pessoa quando erra, tende a persistir no erro por medo de admitir o erro; isso se chama pirâmide do erro. Isso pode gerar uma cascata de erros, lubrificado com racionalização. No nosso caso, as fakes news tornam a coisa ainda pior, ver "Inteligência Artificial e Democracia".
Todos nós temos uma autoimagem, em geral boa. Nos vemos como honestos, inteligentes e mais. Quando essa imagem é arranhada, ou mesmo ameaçada, começamos a tomar decisões para não ter de encarar a realidade. Isso acontece como exemplo minimizando algo: "nem foi tão caro assim, eu precisava mesmo de um carro com rodas liga-leve conectadas à internet".
Antes que diga, estou imune, você não está, nem eu. Como exemplo, recentemente comprei um óculos caro. Como sabia desse fenômeno, comecei a observar como eu justificava internamente a compra, bem acima do que pago geralmente por um óculos. Não sei quem ganhou ainda, mas comprei no final.
Outro fenômeno interessante é conhecido como backfire ("tiro pela culatra"). Esse fenômeno foi observado em anticiências, negadores da ciência. Muitas pessoas sem irritam por que quanto mais fatos você apresenta a uma pessoa negando algo, mais ela se sente confiante do que pensa. Isso ocorre em parte devido ao fenômeno da tendência de confirmação: nosso cérebro naturalmente ignora tudo aquilo que nega nossas cresças, e enfatiza aquilo que confirma.
No caso o bolsonarismo, aceitar que toda a energia foi colocada em um político corrupto, é doloroso. No caso do pix, mesmo o Bolsonaro dizendo que investiu o dinheiro que seria para pagar as multas, seguidores falam em chegar a 1 bilhão para o mito. Sim, pessoas podem perder tudo para não ter que encarar a dor do erro, de aceitar que foi tudo em vão. Isso ocorre no mundo dos investimentos, onde pessoas persistem com uma ação mesmo ela caindo na esperança de que vai parar, ou vai subir. A dor da perda é muito dolorosa para nós.
Comments