"Como a economia de um país continental evoluiu, em apenas sete anos, da euforia de um cenário de crescimento bem acima da média das últimas décadas, com vigorosa geração de empregos formais e alguma redução das desigualdades, para uma das maiores crises de sua história?"
Hipótese #1: A economia brasileira só cresceu de forma mais acelerada porque foi favorecida, entre 2003 e 2011, pela alta nos preços das commodities que exportamos: petróleo, minério de ferro e soja.
Hipótese #2: A utilização exagerada do Estado como promotor da distribuição de renda e do crescimento econômico é que teria levado ao colapso.
Hipótese #3: A crise econômica seria essencialmente política, causada pela propaganda negativa da imprensa, pela má-fé do Congresso ou até mesmo por um boicote do empresariado financista.
Vamos falando enquanto leio o livro: o objetivo é mostrar que apesar das opiniões públicas geralmente rasteiras das pessoas, assuntos políticos não tão triviais quanto resumir tudo a "corrupção do PT". Vemos o futuro, mas não significa que entendemos o passado. O fato de ter vivido uma época não significa que entender o que ocorreu, como alguns parecem afirmar e confundir idade em número com capacidade de entender a realidade.
Baseado em: Laura Carvalho. Valsa brasileira: Do boom ao caos econômico
Este artigo faz parte de um grupo de artigos publicados sobe política, para entender o Brasil sem moralismo e inteligência popular. Aqui levamos a sério o pensamento racional e análise cuidadosa.
Commentaires