De forma direta: as urnas são computadores. Todo computador possui logs. Esses logs seriam as atas de acontecimentos. Como exemplo, eu uso logs para assegurar que meu app está rodando, e se tem algum problema. No caso das urnas, por transparência, tudo que ocorre, é registrado.
No meu caso abaixo, onde votei, isso não ocorre porque minha urna era o modelo novo. Eles reclamam da terceira coluna, que para urnas antigas se repetem: argumentam que isso impossibilita a identificação das urnas. Como argumentam especialistas, pode-se identificar as urnas usando outros tipos de informação no log. Isso seria como entrar na sua casa pela porta ou pela janela: o importante é entrar!
Teria apanhado que nem cachorro na minha urna!
O que não ficou claro para mim: não importa de onde vem os votos, desde que venham. Mesmo que não fosse possível identificar as urnas, a contagem ainda assim faria parte do pacote final. Como vejo, de qualquer angulação que olhar, é furada.
Os bolsonaristas vivem na filosofia: "o que os olhos não vê, o coração não sente". O governo foi marcado por falta de transparência, como na tentativa de não divulgar os dados da pandemia, obrigados pelo TSF. Infelizmente, eu gosto de transparência, e não tenho medo da realidade. Não temos como mudar se estamos sempre escondendo a realidade, que aparece através de dados, que devem ser públicos. Eu achei o portal do TSE exemplar, bem transparente, consigo ver tudo que quero.
Comentarios