top of page
Foto do escritorJorge Guerra Pires

Um pouco de conhecimento e boa-fé poderia evitar mais essa: o problema era o log das urnas





De forma direta: as urnas são computadores. Todo computador possui logs. Esses logs seriam as atas de acontecimentos. Como exemplo, eu uso logs para assegurar que meu app está rodando, e se tem algum problema. No caso das urnas, por transparência, tudo que ocorre, é registrado.


No meu caso abaixo, onde votei, isso não ocorre porque minha urna era o modelo novo. Eles reclamam da terceira coluna, que para urnas antigas se repetem: argumentam que isso impossibilita a identificação das urnas. Como argumentam especialistas, pode-se identificar as urnas usando outros tipos de informação no log. Isso seria como entrar na sua casa pela porta ou pela janela: o importante é entrar!


Log da urna onde eu votei, você consegue isso no site do TSE, super-transparente. Meu voto não seria cancelado: urna modelo novo.



Teria apanhado que nem cachorro na minha urna!


















O que não ficou claro para mim: não importa de onde vem os votos, desde que venham. Mesmo que não fosse possível identificar as urnas, a contagem ainda assim faria parte do pacote final. Como vejo, de qualquer angulação que olhar, é furada.




Os bolsonaristas vivem na filosofia: "o que os olhos não vê, o coração não sente". O governo foi marcado por falta de transparência, como na tentativa de não divulgar os dados da pandemia, obrigados pelo TSF. Infelizmente, eu gosto de transparência, e não tenho medo da realidade. Não temos como mudar se estamos sempre escondendo a realidade, que aparece através de dados, que devem ser públicos. Eu achei o portal do TSE exemplar, bem transparente, consigo ver tudo que quero.



20 visualizações

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Join the Club

Join our email list and get access to specials deals exclusive to our subscribers.

Thanks for submitting!

bottom of page